
5º Encontro de Associações
Associações de pacientes da América Latina unem forças contra o AVC em encontro histórico
Mais um marco na luta contra o Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi estabelecido.
Em um Encontro Latino-Americano inédito, a Associação Brasil AVC (ABAVC) reuniu representantes de entidades do Chile e da Argentina, com a adesão do Uruguai, para formar uma frente comum de advocacy. O encontro, articulado pela ABAVC, contou com a presença da ACEVE (Chile) e da PUVLACV (Argentina). A Associação de Pacientes com AVC do Uruguai (APECV), embora não presente fisicamente, manifestou imediato interesse em integrar a iniciativa.
O objetivo central da reunião foi apresentar cada iniciativa e abordar o interesse de criar uma Campanha de Conscientização e Prevenção ao AVC, unificada por políticas públicas eficazes em toda a América Latina, utilizando o material elaborado pela Academia VBHC e coordenado pela ABAVC em coalizão com associações brasileiras.
A ABAVC saiu deste encontro ainda mais determinada a aumentar a coalizão. A motivação é clara: transformar a bem-sucedida rede brasileira (que já realiza encontros regulares para reivindicar direitos) em uma poderosa coalizão latino-americana.
A estratégia visa dar escala e força política a uma causa que não conhece fronteiras: a urgência de melhorar a prevenção, o tratamento imediato e a reabilitação pós-AVC.
O AVC, principal causa de morte e incapacidade no Brasil e em muitos países vizinhos, é tratado pelas associações como uma epidemia silenciosa, frequentemente negligenciada pelos sistemas de saúde. A união de vozes de diferentes países é um passo estratégico para mudar esse panorama.
Planejamos novos encontros, com a meta de formalizar a estrutura da coalizão e definir uma agenda conjunta de incidência política perante organismos nacionais e internacionais. Este encontro aconteceu no XXV Congresso Iberoamericano de AVC – Global Stroke Alliance 2023.
Galeria




















