top of page

2019

Início da Educação em AVC nas Escolas

Escola em Joinville se mobiliza contra o AVC após Exposição Interativa e

Vira Piloto de Projeto Estadual


Na escola Deputado Nagib Zattar, a exposição ocorreu de 9 a 14 de setembro de 2019. A apresentação do tema contou com a presença de 26 servidores, evento realizado durante a Feira de Ciências, no dia 11 daquele mês, com convite estendido para escolas municipais com presença de sete nonos anos. O projeto que contou com visitação à exposição teve a presença da Dra. Carla, presidente do Conselho Fiscal e Consultivo da ABAVC, professores e acadêmico da ACE, e toda comunidade escolar, desde a zeladoria até os alunos. O encontro também foi aberto ao público externo.

A escola Jandira D’Ávila recebeu a exposição de 16 a 21 de setembro, com o envolvimento das disciplinas de Biologia, Educação Física e Língua Portuguesa, encerrando também com a participação da comunidade, no Dia da Família. “Os resultados foram muito positivos. Os professores levaram para sala de aula diversas abordagens, promoveram atividades relacionadas ao tema e tudo isso foi trabalhado interdisciplinarmente.


Dez turmas e a comunidade local foram atendidas pelo projeto na escola Governador Celso Ramos. Os visitantes da exposição foram acompanhados de recepcionados pelos acadêmicos do curso de Medicina e um professor que passou pela capacitação. Foi registrado um avanço significativo na aquisição de novos conhecimentos por parte dos alunos e professores.


A diretora da Escola Deputado Nagib Zattar, Rute, reforçou que aprender sobre o AVC foi experiência agregadora de conhecimento não somente aos alunos e professores, mas a todos servidores da escola e familiares. Todos estão melhor instruídos na detecção da doença e em como proceder diante de um evento relacionado ao AVC. Depoimento: “Meu desejo é que a gente possa cada vez mais olhar para a formação integral do indivíduo, para formar pessoas que cuidem da saúde. Que eu como gestora cuide da minha saúde, porque preciso estar lá trabalhando com educação”.

Espero que essa iniciativa gere mais frutos, pois todos nós estamos interessados em aprender um pouquinho mais e levar esse tema a ser discutido em sala de aula, mesmo quando um profissional da saúde não puder estar lá conosco.

Deixo aqui meu muito obrigada e me coloco à disposição para dar continuidade nessa parceria com na ABAVC”.

Galeria

bottom of page