top of page

6º Fórum do AVC 2022

Projeto nas escolas - foco nos formadores de opinião.

O mundo vive, atualmente, uma epidemia de Acidente Vascular Cerebral, segundo dados da World Stroke Organization (Organização Mundial do AVC). No Brasil, no primeiro semestre de 2022, o AVC foi a primeira causa de morte e de incapacidade de indivíduos.

O assunto foi tema do VI Fórum do AVC, realizado pela Associação Brasil AVC (ABAVC), no

mês de setembro, em Joinville.


Aberto a todos os interessados, o evento que já se consolidou no calendário da ABAVC, ocorreu de forma hibrida, presencial e online pelo canal do Youtube da Associação. O formato possibilitou a participação de pessoas do Brasil todo e até mesmo de outros países. O conteúdo também está publicado o site: www.abavc.org.br e pode ser visualizado a qualquer momento.


Mesmo à distância, o presidente da Sociedade Brasileira de AVC (SBAVC), Marcos Christiano Lange, fez questão de enviar uma mensagem para ser transmitida no Fórum. Ele enfatizou a relevância do evento não somente para médicos e profissionais da saúde, mas para o paciente, a família e todos que o cercam. Destacou a eficácia de promover o conhecimento sobre a linha de cuidado e de todas as etapas do tratamento e da prevenção secundária e que a realidade da doença enfrentada hoje só poderá ser mudada com o alcance da prevenção primária correta e adequada.

Já na abertura do Fórum, a professora Carolina Viviana A. H. Schulz e a estudante Helena Duarte, da Escola S, falaram sobre o tema: Exposição Interativa do AVC. Projeto Pedagógico e Experiência do aluno participante. Na sequência, o médico neurologista Dr. Henrique Diegoli apresentou a “Cadeia de Valor do Cuidado de AVC Métricas de Performance e Desfecho”.


A Variabilidade na Atenção ao AVC na Macrorregião de Saúde Joinville foi o assunto tratado na sequência pelas enfermeiras Juliana A. Safanelli e Suzana dos Santos Lonzetti. A enfermeira Ana Paula R. Toldo e o enfermeiro Ivonei Bittencourt também realizaram uma apresentação conjunta, trazendo a “Experiência com Novas Tecnologias no Cuidado Pós-AVC - Aplicativo QUER NO AVC”.

Entre as apresentações houve muita interação com o público online e com a plateia, que puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas.


As discussões com os palestrantes movimentaram os debates. A médica neurologista e presidente do Conselho Fiscal da Associação, Carla Heloisa Cabral Moro, aproveitou o espaço para falar sobre a “ABAVC como Facilitadora da Navegação do Paciente Pós-AVC na Linha de Cuidado do AVC”. E o assunto do encerramento, abordado pela enfermeira Adriana B. Magagnin, tratou do “Empoderamento do cuidador e transição do cuidador”.

Oficina para Professores

ABAVC-Fórum 20170049.jpg

X Fórum do AVC

ABAVC-Fórum 20170049.jpg

Revista 

Galeria do Evento

bottom of page